29/04/2014

Dicas de como fiquei 1 ano sem comprar roupas, sapatos e acessórios.

Olá Divas!!

Tudo bem por aí ?

Aqui está tudo ótimo, esses dias completei 1 ano sem comprar roupas, sapatos e acessórios.
Como ??
Foi o que muitas Divas me perguntaram o dia que postei a foto falando. Na realidade isso nem era um projeto, afinal eu já fiquei uma vez acho que uns 10 meses, mas foi acontecendo, eu fui me conscientizando e mudando alguns pensamentos até que quando vi, estava tão perto de 1 ano que resolvi esperar completar 1 ano pra poder voltar a comprar.

Uma das coisas que eu fiz, foi tirar todos os cartões do minha bolsa, escondi eles de mim mesma. Porque o fato de estar com aqueles cartões coloridos dentro da carteira, piscando " me usa" "eu divido"," eu parcelo"," você pode comprar ', me atentavam muito. A facilidade deles a mão pra quem adora um shopping como eu, foi uma ótima solução.

Então ao invés de andar com o cartão de crédito só ando com o de débito, pois ali se você tem dinheiro compra, se não tem não compra. O fato de pagar a vista de faz pensar mais antes de gastar seu rico dinheirinho.

Outra coisa que gosto de fazer é nunca comprar por impulso, como assim ?
Você entra na loja e adora uma peça, seja lá ela qual for, o fato de adquirir algum produto mexe com algo em nós, parece meio hormonal, essa sensação deve liberar alguma química em nosso cérebro...tipo comer um chocolate, só pode.
O que eu faço ? 
Vou dar uma volta, olho outras lojas, e muitas vezes simplesmente esqueço daquele objeto que eu tanto gostei, algumas vezes a vontade fala mais alto, e ai entro em outro nível, penso exatamente se eu preciso daquele item, como vou usar se é algo que realmente não vai ser só uma compra emocional.

Também não gosto de comprar roupas, acessórios, sapatos com preços muito caros, principalmente aqueles que são modinha, ou que pouco vou usar.
Eu sempre penso assim, quantas vezes eu vou usar essa peça ? 
E divido o valor da peça pela quantidade de vezes que penso que vou usar, claro que dá pra pagar mais em um jeans um sapato mais atemporal, afinal dá pra usar muito. 
Pensa uma blusinha custa 50 Dilmas, daquelas que voce vai usar 4 vezes no ano, então ela sai por 12,50 Dilmas por vez que voce usou. Ai voce pega uma calça que custa 120 Dilmas, e voce vai usar 2 vezes por mes, o que dá 5 Dilmas por uso, ou seja, apesar da calça ser mais cara, ela vai sair mais barato pois vai usar mais, eu não sei se sou louca, mas pra mim funciona assim.


Outro dia a Leila Diniz fez um post bem legal falando da quantidade de roupas que ela tem, por são muitos anos comprando roupas, e cuidando muito bem e pessoalmente delas, eu também tenho muitas roupas, justamente como ela pelo fato de comprar pessoas que estão sempre na moda, e apesar de não ser tão cuidadosa quanto ela, e lavar todas as peças a mão, eu cuido da minha roupa muito antes de casar, eu já lavava e passava minhas roupas pra ajudar minha mãe também.
Mas voltando ao assunto do período sem compras.

Eu vim de uma fase que postei muitos looks até mesmo sem repetir, pois eu ia misturando muito as cores, e o fato de tirar as fotos, me deixou com uma gama muito grande de ideias de looks para usar então as vezes dá aquela vontade de um look novo, mas é só abrir o armário e sair misturando tudo, e quando falta a criatividade é só usar um daqueles looks que mais gostei e tudo certo.

Então pense melhor em como gastar o seu rico dinheirinho, afinal você trabalha muito pra "ganha-lo" e usa-lo pra comprar uma peça que você vai usar uma única vez, ou só comprar e nem usar, não importa o preço por mais barato que seja uma peça,  se você comprar e não usar, ela vai só fazer volume no seu armário, e vai ter desperdiçado seu dinheiro que não é fácil de ganhar.

Justamente por ter esses pensamentos eu não tenho em meu armário nenhuma peça que comprei e nunca usei.

Agora vamos a minha aquisição, quem le o blog sabe que depois que passei a postar looks eles foram ficando cada vez mais coloridos, e no ano passado adquiri algumas calças e bermudas coloridas, antes de parar de comprar, e eu continuo ficando maluca por um jeans colorido, eu vejo tenho vontade mas sei que não preciso de deixo pra lá, porém nesse tempo todo eu fiquei querendo um amarelo, e foi ele quem me conquistou e virou a primeira compra depois de 1 ano.

Foi uma comprinha daquelas que adoro, do jeito que queria e ainda baratinha, só 50 Dilmas.

A foto ficou escura, porque tirei antes de ir pra missa e o sol estava a pino, e fez sombra na foto, mas eu acho que dá pra ver a calça.

E o look foi quase todo novo, pois a blusinha foi um presente da minha mãe no meu aniversário, e a carteira foi a Leila que me deu também de aniversario.


A carteira que a Leila me deu, a sapatilha é "velhinha" já. 


E o esmalte da semana .



Quer me achar nas outras redes sociais..



Um grande beijo espero que gostem do post.



6 comentários:

Bethynha disse...

Bom dia lindaaaa

Eu queria comprar, mas como temos muitas contas pra pagar ainda do apê estou me segurando, mas não é fácil isso, te admiro muito que conseguiu não comprar em um ano. Minhas amigas estão sempre na moda, as vezes quando eu saio com elas não sei que roupa usar, só tenho roupa velha, ainda mais agora de inverno. Mas vamos la ne. Eu adoro suas roupas coloridas, adoro tbm coisa colorida

bjos

Babidressa disse...

Sabe que lendo seu post, lembrei de qdo casei em 2010. Com os gastos do casamento e do apê fiquei tb quase um ano sem comprar nada, apenas o essencial. Vale muito a pena. Parabéns pelo blog, as dicas são ótima. bjs

Nanda Silva disse...

Adorei o post, parabéns, eu acho que eu nãao consigo ficar muito tempo sem comprar, tenho muitas roupas e calçados que nunca usei , por falta de ocasiões e porque engordei. Em Fevereiro eu fiz uma loucura e comprei um vestido longo de 400 reais, pois serei madrinha de casamento em julho, muito caro mas pretendo usá-lo mais vezes pois tenho casamento da minha irmã, de duas amigas e como o tecido é maleável caso eu engorde, emagreça ou engravide vai servir, então acho que fiz uma boa compra :) assim espero.Vou ver o tempo que consigo ficar sem comprar após este casamento,pois ano que vem vou tirar férias pela primeira vez e quero viajar curtir muito então preciso de um caixa. Beijo

leila diniz (blog vitrine @ugust@) disse...

. só quem já ficou tanto tempo sem comprar conhece a sensação maravilhosa que é ao final, algo parecido com dever cumprido!
. sua aquisição para o retorno às compras foi ótima, dará várias combinações legais com as peças que vc já possui.
. amodoro suas dicas e posts.
. obrigada pela citação da minha postagem, uma honra para mim aparecer aqui no fofinha.
. bj. fique com DEUS.

ivana. disse...

Guria, tu és maravilhosa. PARABÉNS pelo teu raciocínio, também tenho bastante das tuas reflexões ... Isso de comprar por impulso é totalmente frustrante, não é mesmo ? Ultimamente, ando bem seleta com relação a roupas e sapatos. Roupas que vou usar bastante, sem modismos e sapatos super confortáveis e duráveis. É assim que me arrumo. Beijo carinhoso, boa semana.

Luana Rodrigo disse...

Nossa amiga! Que tudo!!
Isso faz muito bem para nos!!! Eu to aqui tbem!!!! Numa luta para parar de gastar!!!!
Mas porque quero comprar meu ape e por isso tamos reduzindo tudo!!! vai chegar o dia que vou parar de comprar sem necessidades!!
Beijos amore