10/10/2012

Um assunto sério...

Bom Dia!!

A TPM deu uma amenizada aqui, mas ainda continua por aqui....
Mas hoje quero falar sobre algo que tenho visto muito por aí, tanto na TV, como em Blogs, em sites e revistas.

Circunferência abdominal ( vulgo pancinha )


"Manter a forma não é só uma questão de estética. Estudos comprovam que a circunferência abdominal aumentada está ligada ao surgimento de doenças cardiovasculares.
Os pacientes que apresentam medidas excessivas no abdômen têm mais chances de sofrer um Infarto agudo do miocárdio.  O método para medir gordura e propensão a essas doenças tem sido cada vez mais utilizado para alertar o pacientes sobre os riscos de saúde ocasionados pelo sobrepeso e a obesidade. Circunferência abdominal acima de 80cm para mulheres e 94cm para homens já caracteriza risco aumentado. Acima de 88cm para mulheres e 102cm para homens caracteriza risco muito aumentado. Podemos facilmente realizar essa medida com o auxílio de uma fita métrica posicionada na altura do umbigo, com o abdome relaxado e durante a expiração.

As doenças cardiovasculares matam mais de 17 milhões de pessoas no mundo por ano, e por isso é necessário cuidar da saúde física controlando o peso. No Brasil, as doenças cardiovasculares são responsáveis pelo maior número de mortes na população.

Através da medição da massa corpórea e da circunferência abdominal, os médicos detectam maior risco dos pacientes apresentarem doenças como Diabetes, Dislipidemias e Hipertensão Arterial Sistêmica.


Procure seu médico e nutricionista para orientações e esclarecimentos, com a intenção de prevenção e/ou tratamento das doenças cardiovasculares."

 (Fonte - eu tenho esse texto salvo aqui tem um tempo, e não lembro de onde tirei, se você for o dono desse texto, me avise para colocar aqui )

E aí eu penso... a última vez que medi minha circunferência ela marcou 83 cm e eu nem estou tão acima do meu peso, acho que todo mundo tem que começar a se preocupar e pegar a fita métrica e analisar isso também, porque muito pior que estar gordinha (o) é ficar doente, e só quem já viu de perto o que tudo isso pode causa na vida de uma pessoa sabe o valor de cuidar da saúde. 
Você está aí e de repente uma doença pode te deixar debilitado, totalmente dependente de remédios e pode te levar a morte, então vamos pensar em quem nos ama também e nos cuidar, afinal ninguém aqui quer deixar o marido (viúvo), os filhos (órfãos) a mãe sofrendo.... Vamos deixar o egoísmo de lado e cuidar da saúde pra continuarmos ao lado de quem amamos....

Alerta pra nos cuidar!!!

Beijos e um ótimo Dia





11 comentários:

Luciani disse...

boas dicas..
bom dia
bjs
http://emagrecerforcaeatitude.blogspot.com.br/

Unknown disse...

oi gê a gente tem mania de empurrar com a barriga a mudança aqui em casa veio numa consulta médica com marido os dois temos circunferência abdominal de alto risco mas no caso dele tem agravantes pré-diabetes, colesterol alto, pressão levemente aumentada e ele estava normal nem desconfiava desde a consulta
foi um baque
mas resolvemos mudar e estamos seguindo ele ja emagreceu 3 kgs em 10 dias ta mega feliz e eu também porque sei que cada cm que a fita métrica diminui e menor a chance de um infarto
bjs e vamoa a luta

Lidy disse...

Oie..

è verdade....eu tenho que medir a minha de novo...pra ver a quantas anda...hehe

Beijos!

Bethynha disse...

oie
otyma dica amiga..vou pra casa hj de meio dia e medir minha circunferencia..sei que a nutri mede..mas eu nunca lembro da minha medida
bj

Roberta Zero Cal disse...

Oi Gê... circunferência abdominal é caso sério mas não é a única coisa que importa. Vou te dar um exemplo... fui ontem na nutri e minha circunferência abdominal deu 98 cm, minha nutri disse que o mínimo é 85 então comentei que tenho que perder 13 cm e ela me disse "Mas Roberta, vc tem muita pele na região do abdomen, se vc fizer uma plástica hoje seu abdome vai para uns 90 cm"... isto é, se eu nunca fizer a plástica que pretendo fazer vou ficar com a cintura acima do mínimo mas isto não significa que correrei mais riscos pois é pele sobrando, não sei se vc está entendendo a minha linha de raciocínio hehehe.
E tem tbem a questão de exames de sangue, colesterol, triglicérides... por isso a OMS quer mudar esta tabela de IMC, não quer mais que ela seja usada como "regra" pois foi feito um estudo na Europa onde mostrou um percentual de gordinhos muito mais saudáveis que os magros. Viu-se que o mais importante não é o peso, e sim as taxas. De novo vou usar o meu exemplo... segundo a minha médica, minhas taxas são de "atleta", isto é, sou uma gordinha saudável ehehehe.
O que quero dizer com isto é que TEMOS SIM QUE NOS PREOCUPAR COM A CIRCUNFERÊNCIA ABDOMINAL mas não podemos virar escravos de números tão somente, temos que ver se a pessoas é sedentária, se os índices glicêmicos estão ok e assim por diante.

Beijos

Fernanda disse...

Tenho lido muito sobre isso tb, mas ainda não medi minha pança... meda!
Bjs

Sandra Ferreira disse...

Oi Gê, realmente é um assunto mt preocupante, a dias atras comprei uma revistinha onde falava exatamente sobre o risco da gordura abdominal e ensina alguns exercicios localizados que ainda vou tomar coragem para faze -los rsrs para ver se tem eficacia mesmo, bjos Gê e tudo de bom pra ti :)

Geovana Centeno disse...

oi guria linda, pois é tu nao sabe o que eu brigo com o marido justamente por causa disto, a familia dele toda é grande da cintura pra cima, meu marido tem 110 de pancinha, e ai tu imagina, a mae dele tem diabete e ja fez cirurgia no coração, colocou safena e tudo mais....peço tanto pra ele emagrecer, ja tem pressão alta, falo nas crianças, na mariana e não adianta, não é facil, o bom que ele faz exercicios pelo menos isso

adorei a postagem de hoje..beijocas e vamos a luta né

ivana. disse...

Excelente post, é sempre bom ler quanto a este item, a pancinha rsrs ... Amiga, não tirei a foto, ainda, porque quando lembro já está escurecendo e meu celular não está bem, tem que ser na claridade ... Até o feriado, faço isso ! Um beijo.

Elaine disse...

Este post é muito sério, sempre me preocupo com isto pois minha circunferencia é bem maior que o determinado, estou lutando pra diminuir e estou conseguindo. Tenho muito medo de ficar doente. Beijos.

Andressa Orlandi disse...

Gê,

Excelente post!
Eu confesso que há muito tempo não tiro essa medida e não faço nenhuma idéia de qual é a real medida.
Farei isso hoje ainda.

Beijos