14/03/2012

Você tem gastrite ?

Oii

Tudo bem aí com vocês??
Eu não ando muito não.
Ando com minha gastrite atacada, fazia tempo que não ficava mau, porém nos últimos dias ela atacou e tem me feito das minhas noites péssimas, por conta da dor.
Eu sei que muito disso tem a ver com o emocional, e como já disse não ando muito bem, por causa disso atacou minha gastrite.

E sei que além das emoções eu preciso mudar minha alimentação drasticamente. Tudo que eu como faz mau ... aiai. Apesar de estar medicada sei que a alimentação é quem manda aqui.

Se você tem o mesmo problema que eu tem algumas dicas aqui, que peguei aqui.

Olha o drama.


O que comer e como comer
- Priorizar: alimentos com propriedades calmantes e antiinflamatórias como couve, hortelã, gengibre, chás. Consumir vegetais e frutas cruas em abundância. Tomar bastante água nos intervalos das refeições
- Utilize ervas e temperos naturais: coentro, sálvia, salsa, tomilho, endro, manjericão, gengibre, erva-doce, cominho, hortelã, alho
- Aumente o consumo de frutas e vegetais crus
- Preste atenção nos alimentos que lhe fazem mal: não adianta insistir em consumi-los; não é tudo que nosso organismo aceita
-Alimente-se com calma: fale pouco durante a refeição, mastigando bem o alimento (pelo menos 25 vezes), evitando ingerir líquido durante a refeição
-Não ficar longos períodos de estômago vazio: coma alguma coisa a cada 3-4 horas
-Tome leite com moderação (mesmo desnatado): no máximo meio litro ao dia: isso porque o leite é alcalino e nosso estômago é ácido. Quanto mais alcalino é ingerido, mais ácido o estômago irá produzir. Então independe se é desnatado ou não
- Substitua a laranja pera por laranja lima: a laranja lima não é ácida
-Substitua o café pela versão descafeinada: café, chá preto, chá mate e chocolate têm cafeína, que estimula a produção de ácido pelo estômago. Já o café descafeinado não tem cafeína
- Coma sem medo: qualquer alimento que não esteja na lista acima, desde que não se faça jejum prolongado, se mastigue bem e não coma ao deitar
-Se quiser comer fritura, prepare na frigideira de teflon, sem óleo, ou grelhado: o problema da fritura é o óleo utilizado
 Alimentos e hábitos a se evitar
- Alimentos irritativos da mucosa gástrica: café, açúcar, carne vermelha, álcool, temperos fortes (alho, cebola, molho shoyu, pimenta, catchup, mostarda), leite de vaca e derivados, refrigerantes, frituras, gorduras, molho de tomate, frutas ácidas (limão, laranja, mexerica, maracujá, abacaxi, kiwi, morango), sucos ácidos (limonada, laranjada, suco de acerola, maracujá, abacaxi), alimentos com cafeína, pimentão e berinjela (de difícil digestão)
- Evite o consumo de alimentos prontos: congelados, industrializados e de pacote
- Fumar: o fumo para quem tem gastrite pode piorar ainda mais os sintomas, pois aumenta a produção de ácido no estômago. Isso é suficiente não só para causar irritação local, como para alterar os dentes e a mucosa oral, prejudicando a digestão que começa na boca com o mastigar dos alimentos
- Ingerir grande quantidade de alimentos antes de se deitar: aguarde pelo menos 2 horas para dormir: neste caso, temos que lembrar o tempo de digestão dos alimentos:
Frutas: 30 minutos; carboidratos (batata, raízes, cereais, massas, farináceos): 2 a 3h; proteínas (carnes, ovos, leite e derivados, leguminosas): 3 a 4h; gorduras: 4 a 5 h; o ideal é uma refeição leve à noite, com alimentos que são de mais rápida digestão
- Alimento muito quentes: gastrite é a inflamação do estômago. Alimentos quentes dilatam os vasos e pioram essa inflamação
- Goma de mascar: quando mastigamos o estômago começa a produzir ácido porque irá entrar alimento. Só que nesse caso o alimento não será deglutido
- Evite fazer refeições volumosas: faça três refeições principais de menos volume e dois a três lanchinhos.

Por isso seguir a R.A certinha faz bem pra minha balança e pra minha saúde... 
Aqui tem até uma dieta, que peguei do mesmo link 

Café da manhã:
- 1 copo de suco – 1 maçã batida com 1 folha de couve + folhinhas de hortelã + 1 pedaço pequeno de gengibre + água + 1 col. de sopa de farinha de linhaça triturada (bata tudo no liquidificador)
- 2 fatias de pão integral com pasta de tofu
Lanche da manhã:
- 1 xícara de chá de hortelã
- ½ papaya com 1 col. de farelo de aveia
Almoço:
- Salada crua à vontade priorizando vegetais verde escuros
- 1 col. de azeite de oliva extra virgem para temperar
- 2 col. de sopa de brócolis cozido
- 3 col. de sopa de arroz integral
- 3 col. de sopa de feijão
- 1 posta de salmão assada
Sobremesa: 1 pêra assada com gengibre
Lanche da tarde:
- 1 xícara de chá de alecrim
- 2 torradas integrais com tahine e geléia de frutas sem açúcar
Jantar:
- 2 pratos fundo de sopa de legumes e mandioquinha com 1 ovo cozido
Ceia:
- ameixa ou pêra ou maçã cozida
 Muito difícil pra mim, porém vou tentar mudar algumas coisas pra tenta amenizar essa dor chata...

Amanhã volto com o peso do desafio 50 dias....

Beijos

16 comentários:

Liza Barros disse...

poxa, que chato heim Gê? amiga te desejo melhores. ahh sobre o post de anterior sobre desmotivaçao com o blog acho q é fase eu ando assim desmotivada faz tempo.mudei de blog varias vezes e nem com um blog novo a motivaçao volta. mais pouco a pouco eu vou retomando, preciso me focar pq sem o blog a coisa desanda pq querendo ou nao ajuda. linda beijinhos e obrigado pelo comentario e por me seguir. bjs.

Carla disse...

Ola amiga, ai Ge eu graças a Deus nao tenho gastrite, mais olha o medico da minha irmã disse que chás em excesso isso quer dizer na língua dele mais de 1 xícara já e excesso faz mal demais amiga, observe pra ver se nao e o chá que esta te fazendo mal, beijos e melhoras.

Camila Santiago disse...

melhoras pra vc... se cuida em ...

Paty disse...

OI querida! Perdi o desafio mais volto amanhã pra saber o que rolou!
E que pena esse lance da gastrite né? eu graças a Deus tb num tenho isso, mais adorei as dicas! Bjoca

Anônimo disse...

amiga, teve um belo dia que tomei um remedio q afetou meu estomagooo.. pensei q fosse morrer com aquela doooor... aaaai. mas tomei omeprazol, acho q eh esse o nome, por alguns dias e fiquei melhor.. dai nunca mais tive...

Dor de estomago eh mt ruuuuim mesmo...
Melhora.s beijos

Nutrindoabeleza disse...

a minha tambem ta uma droga tenho que tomar todos os dias da minha vida pantoprazol 40 mg! é uma droguinha e mesmo seguindo as dicas nao posso ficar sem! bveijos amiga melhoras!

Nutrindoabeleza disse...

a minha tambem ta uma droga tenho que tomar todos os dias da minha vida pantoprazol 40 mg! é uma droguinha e mesmo seguindo as dicas nao posso ficar sem! bveijos amiga melhoras!

Anônimo disse...

Gastrite é mesmo complicado e exige muitos cuidados, mas melhor cuidar e deixar que ela amenize do que ficar sofrendo, né, flor? Melhoras e beijinhos!

Érica Oliveira disse...

poxa que chato isso hein "/
melhoras pra vc...fica e emocionalmente!

Desabafo.com disse...

ainda bem que não tenho porém meu esposo tem,sofre muito . beijinhos ke .

Keila disse...

Nossa é tanta coisa que precisa evitar. Esse post foi esclarecedor, pois meu pai sofre com gastrite.vou imprimir e passar para ele.

melhoras e acalme-se.

ϟ Larii Costa disse...

Seu blogger está de parabén, faz um favorzinho.. dá uma olhadinha no meu e comenta também. Obrigada!

Bethynha disse...

Bom diaaa
eu ja tive gastrite pq comia mto chocolate..mta porcaria e mto doces..eu viva com azia e mal estar no estomago..ai me tratei e nunca mais voltou..mas pq nunca mais comi chocolate todos os dias..eu como de vez enqndo só..pq se comer todos os dias que nem fazia uma vez é certo que ela volta...eh tao ruim ter isso ne..ainda mais qndo o emocional esta la embaixo
mas é so uma fase amiga..todas temos esses momentos de baixo astral..mas logo logo vc estara renovada..
fica bem
bjos

Paty disse...

Oi Gê,
tb já tive gastrite...é realmente horrível.
Desejo melhoras pra vc!
Bjs

AMANDO SER QUEM SOU disse...

Minha gastrite ataca qdo acontecem coisas que me irritam muito, mais conhecida como gastrite nervosa...
O negócio é se cuidar amiga... stress acaba com a gente...
Bjocas

Dnha disse...

Oi Gê, eu tmb tenho gastrite nervosa, e tmb ta mega atacada nessa semana (problemas no trabalho), não aguentando mais. Todo mundo fala pra eu me acalmar se não, não passa, mas é impossivel esquece os problemas né?
Mas tenho certeza que a gente consegue. Uma dica, vai andar, pedalar. Alivia o stress, e ai o estomago agradece. Eu faço isso e da certo
Bjinhos